Nos últimos anos, as tecnologias assistivas têm evoluído de forma acelerada. Isso não significa, no entanto, que a indústria de aparelhos eletrônicos tenha começado a incluir opções de acessibilidade em seus produtos e serviços. No caso de jogos, por exemplo, ainda há muito a ser feito, apesar de algumas melhorias recentes. Diante desse cenário, a Microsoft anunciou um novo programa de avaliação de acessibilidade em jogos para Xbox e de computador como uma forma de ajudar os desenvolvedores a aprimorá-los. Além disso, a empresa também atualizou as Diretrizes de Acessibilidade do Xbox (XAG, na sigla em inglês), que agora incluem uma linguagem mais clara e exemplos de implementação. Em uma publicação em seu blog, a Microsoft diz que os desenvolvedores poderão enviar seus títulos, seja para Xbox ou PC, para serem analisados e validados pela empresa de acordo com as recomendações descritas nas XAG. Após submeterem seus títulos, os criadores de jogos receberão um relatório que inclui o feedback de jogadores portadores de deficiência, além de links para informações sobre design inclusivo, organizações sem fins lucrativos relevantes e especialistas em acessibilidade.
Ainda segundo a Microsoft, qualquer problema encontrado durante os testes de um jogo serão reportados com “passos de reprodução, capturas de telas e outras informações para ajudar os desenvolvedores a entender quais aspectos de uma determinada experiência podem ser desafiadores para certos jogadores que tenham alguma deficiência”. A iniciativa pode ser um passo importante no mercado de jogos e incentivar outras empresas a olhar com mais atenção para a acessibilidade em seus produtos e serviços. Fonte: gizmodo.uol.com.br